quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Literatura - Carlos Drummond de Andrade

Carlos,Drummond,Andrade,poeta


Carlos Drummond de Andrade (31/10/1902 – 17/08/1987) foi um dos mais importantes poetas da literatura brasileira.
Nascido em Itabira, Minas Gerais, leva a saudade da infância e da cidade natal por toda a vida, permeando com elas grande parte de sua obra. Deixa a cidade para trás para estudar em Friburgo e Belo Horizonte e, atendendo a insistência familiar em obter um diploma de graduação, forma-se em Farmácia.
Em 1930, publica sua primeira obra poética, “Alguma Poesia”, marco da segunda fase do modernismo, demonstra grande amadurecimento e inicia a conquista da aceitação dos leitores. No mesmo ano, seu poema Sentimental é declamado na conferência “Poesia Moderníssima do Brasil”, feita na Faculdade de Letras de Coimbra.
O poeta falava também sobre temas como as preocupações sócio-políticas da época e do desajustamento do indivíduo, como em “A Rosa do Povo”, de 1945. Mesmo escrevendo sobre temas difíceis e delicados, conseguia encontrar leveza para manter sua escrita com humor e uma sóbria ironia.
Produzindo até o momento de sua morte, em 1987, Carlos Drummond de Andrade deixou uma vasta obra. Com mais de 80 anos, considerava-se um “sobrevivente”, como destaca no poema “Declaração de Juízo”. Além de poesia, produziu também livros infantis, contos e crônicas.

A seguir, reportagem da Globo News sobre o poeta:

Nenhum comentário:

Postar um comentário