segunda-feira, 28 de março de 2011

Música - Hermeto Pascoal



Hermeto Pascoal, nascido em Lagoa da Canoa, em 22/07/1936, é um multi-instrumentista brasileiro extremamente respeitado no Brasil e no exterior.
Desde criança, se mostrou fascinado por sons da natureza, chegando a utilizar cano de mamona de jerimum para construção de instrumentos, materiais de seu avô ferreiro ou simplesmente a água para invenção de novas sonoridades.
Em 1950, muda-se para o Recife, e lá, ajudado por Sivuca, integra a Radio Jornal do Commercio, onde começa a tocar acordeão no trio “O Mundo pegando Fogo”. É despedido, mas retorna anos depois, e, em 1954, casa-se com Ilza da Silva, com quem têm seis filhos. Na mesma época, descobre o piano, toca com Heraldo do Monte e em seguida muda-se para João Pessoa para integrar a Orquestra Tabajara.
Em 1958, muda-se para o Rio de Janeiro e participa de alguns projetos tocando acordeão, piano, flauta e saxofone, mas é em 1961, que, atraído pelo mercado de trabalho, transfere-se para São Paulo. Lá, participa de inúmeros projetos como os grupos Som Quatro e Sambrasa Trio, até que, com o florescimento dos programas musicais de TV, em 1966, cria o Quarteto Novo juntamente com Heraldo do Monte, Théo de Barros e Airto Moreira, inova com sua sonoridade refinada e vence um dos festivais da Record com “Ponteio”, de Edu Lobo.
Em 1969, viaja aos EUA a convite de Flora Putin e Airto Moreira para gravação de dois LP, e conhece Miles Davis, com quem grava duas canções.
A partir daí, participa de inúmeros concertos pelo mundo, como em 1979, no Festival de Montreux, e em seguida o “Live Under the Sky”, no Japão. Durante a década de 80, lançou alguns projetos como “Hermeto Pascoal & Grupo”, “Lagoa da Canoa”, “Sinfonia em Quadrinhos”, “Suíte Pixotinha” (lançada em Copenhague), “Só Não Toca Quem Não Quer” e “Por Diferentes Caminhos”.
Em 1992, lança com o seu grupo, o Festa dos Deuses e viaja à Europa para uma série de concertos na Alemanha, Suíça, Dinamarca, Inglaterra e Portugal.
Entre junho de 1996 e junho de 1997, compõe uma canção por dia e cria o “Calendário do Som”, lançado em 1999, mesmo ano em que lança o CD “Eu e Eles”, no qual toca todos os instrumentos.
Em 2002, conhece Aline Morena, com a qual passa a residir em 2003. Com ela, forma o duo “Chimarrão com Rapadura”, e grava CD e DVD homônimos em 2005. Em 2010, lança novo projeto com Aline Morena, o CD “Bodas de Latão”.
Atualmente, Hermeto apresenta-se em cinco formações: "Hermeto Pascoal e Grupo", "Hermeto Pascoal e Aline Morena", "Hermeto Pascoal Solo", "Hermeto Pascoal e Big Band" e "Hermeto Pascoal e Orquestra Sinfônica".

Nenhum comentário:

Postar um comentário